Projeto Semeadura De Orquídeas – O Tempo Entre A Semente E As Flores

Tempo de leitura: 3 minutos

O longo Processo entre a Semente e as Flores de Uma Orquídea

A Abelha é a base da pirâmide da VIDA.
A Abelha é a base da pirâmide da VIDA.

    A polinização é parte do processo de reprodução das plantas. Por meio dela, os grãos de pólen (gametas masculinos) são transferidos para as estruturas femininas da flor, quando então ocorre uma espécie de comunicação entre as plantas. Por meio desse mecanismo de “troca de informações”, o pólen consegue alcançar e fecundar o gameta feminino. Aparecem, assim, os descendentes na forma de frutos e sementes.

Projeto semeadura de Orquídeas

  Como as sementes das orquídeas são muito pequenas e desprovidas de reserva, na natureza, para germinarem dependem da associação de fungos micorrízicos, sendo que para cada grupo de orquídeas as espécie do fungo varia.

 O Tempo entre a semente e as flores

Pode levar mais de 4 ou 5 anos.

  • Polinização
  • Cultivo em vidro
  • Replantio
  • Mudas plantio
  • Planta formada

Agentes que promovem a polinização.

Entre os mais comuns estão o vento (polinização anemófila) e os insetos (polinização entomófila). O processo também pode ser feito pela água (polinização hidrófila), pelos animais (polinização zoófila) e ainda pelo homem, quando ele transfere o pólen com as próprias mãos.

Quando envolve insetos , como abelhas, moscas, besouros, borboletas e mariposas, ou aves, como beija-flores, são os animais que fazem o transporte do pólen de uma flor para outra, enquanto estão em busca do valor nutritivo do néctar e do pólen.

Polinização das orquídeas Catléias 

Poluição no trânsito elimina perfume das flores e prejudica as abelhas

Pesquisadores britânicos da Universidade de Southampton afirmaram que a fumaça que sai dos escapamentos dos carros pode afetar a polinização realizada pelas abelhas, uma vez que a queima do diesel inibe os odores florais. Sem reconhecer os aromas das flores, as abelhas não conseguem extrair o néctar – e, de acordo com especialistas, a diminuição…

Antes de pensamos em uma nova Orquídeas devemos proporcional um cuidado especial com as nossas orquídeas usando produtos orgânicos para que elas possam retribuir na época certa com as dadivas de Deus suas flores.

Quando tempo para sementes ficarem prontas para o Cultivo .

As orquídeas, em função das diferentes espécies, possuem um tempo distinto de desenvolvimento das sementes e como conseqüência, um tempo distinto de maturação. Basicamente, as orquídeas necessitam de 12 meses para madurar as sementes,
Algumas espécies de Cattleyas como a intermédia, madurece por completo com 6 meses, ao contrários das outras Cattleyas. Os Dendrobium estão perfeitamente formados com 6 meses. Os phalaenopsis podem ser colhidos com 5 1/2 meses.

Por estes vários motivos é que vamos cultivar em vidro algumas sementes para compartilharmos plantas saudades com quem participar do Projeto semeadura de Orquídeas e  que esteja disposto a cuidar dessas preciosidades que tanto nos ajudam nos dias cinzas .

Faça sua inscrição para participar do Projeto Semeadura de Orquídeas .

Precisamos de doação de SEMENTES.

rodrigopaulino@projetoensinar.com.br

 

Saiba mais sobre o Projeto Semeadura de Orquídeas no Link:

http://blog.projetoensinar.com.br/category/semeadura-de-orquideas/

Projeto semeadura de Orquídeas
Saiba mais clicando na foto !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *